A Copa no sofá

Comentarios
Texto de: Enrique Bayer

Torcida de Copa do Mundo e transporte coletivo – em greve ou não – tem lá suas semelhanças: nos dois você vai encontrar todo tipo de gente. Até aquela sua vó que se lembra da expulsão do Daniel Alves contra a Alemanha na África do Sul, em 2010 (foi o Felipe Melo e contra a Holanda vó, mas tudo bem). 

Outra personagem sui generes é seu vô, casado há 78 anos com a vovó e que recorda até hoje que o radinho de pilha – aquele mesmo que ele usa pra ouvir os jogos do Operário – deixou o velho na mão em plena final de setenta, quando Pelé rolou a bola pro Capita marcar o terceiro tento canarinho contra a Azurra no estádio Azteca.


Copa do Mundo também é uma oportunidade pra ver aquela sua tia, aquela mesma, que sempre pergunta das namoradinhas e vai perder um pedaço de todos os jogos do Brasil nessa Copa porque estará preocupada estourando pipocas – que não durarão dez minutos – para a família inteira. 

Acompanhando sua tia vem o tio que sempre faz a piadinha do “pavê ou pacumê” - sim amigo, ele também vai – e provavelmente vai soltar uma do tipo “E aí, quando o Hulk vai ficar verde e resolver esse jogo pra gente?”.


O torneio também traz consigo aquele seu amigo que tem certeza que sabe mais de futebol que você e passa boa parte do jogo analisando a tática de seleções como Honduras, Costa Rica e afins (e ainda questiona porque fulano de tal não foi convocado). Tem aquele seu outro tio, solteirão aos 53 anos, que ninguém aguenta acompanhar na bebida e continua gritando “Não vai ter Copa!” durante a semifinal.

É lógico que o seu vizinho, que tá com a TV estragada, não ia perder a oportunidade pra fazer parte da festa. Aquele, que compartilha imagens da “TV Revolta” no Facebook, vota no Aécio Neves e afirma com convicção que a Copa tá comprada pra ajudar a Dilma numa possível reeleição. Sim amigo, com certeza.

E você, tentando num esforço colossal se concentrar no jogo quando de repente ouve aquele narrador famoso: “Haja coração amigo!”, como se estivesse sentado na sala do seu lado. Afinal de contas: “É Copa do Mundo!” e torcida de Copa tem de tudo, inclusive gente tentando ver o jogo.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.